Caminho do Norte

Partida: Irún
Destino: San Sebastián-Donostia
Total: 27,6 km

A aventura Camino del Norte começa na cidade Guipuzcoan e fronteiriça de Irun, especificamente na ponte internacional de Santiago sobre o estuário do Bidasoa. À frente esperam mais de 800 quilómetros na companhia do Mar Cantábrico pelas paisagens costeiras do País Basco, Cantábria, Astúrias e Galiza, precisamente onde a rota jacobina do norte deixa a costa e atravessa as paisagens florestais e abertas de Lugo e da Corunha.

Aviso importante: Desde o verão de 2016, o albergue de peregrinação de San Sebastian está localizado na Avenida de Navarra, 1, na entrada de San Sebastián, no mesmo Camino del Norte, logo abaixo do Monte Ulía, ao lado do Igreja do Coração de Maria. Abre de 1 de julho a 30 de agosto. É administrado por hospitaleros voluntários da Associação de Amigos do Caminho de Guipúzcoa.

Km 0. Irun

Nós deixamos o albergue, à esquerda no mesmo portal e nós fomos todo o Lucas de Berroa rua para um quadrado pequeno. A partir daqui, vamos para a direita para tomar a rua larga de Fuenterrabía. Seguimos em frente e, depois de passar uma rotunda e debaixo de uma ponte do GI-636, viramos à esquerda para uma estrada pavimentada que leva ao cruzamento com a N-638! Passamos com cautela por este perigoso cruzamento e continuamos por um caminho pavimentado até o entorno dos Txingudi Marshes, um pantanal que serve de refúgio a uma infinidade de aves migratórias. Ao lado do estande do Centro de Interpretação, giramos noventa graus à direita para seguir um caminho de pedestres com várias pontes. Na saída deste, vire à esquerda subindo a colina para uma trilha do bairro, e aqui novamente à esquerda, ao lado de casas rurais dispersas no bairro Arkolla de Hondarribia. Neste bairro visitamos o eremitério de Santiagotxo, do século XV, que provavelmente encontraremos fechado.

Km 3. Hermitage de Santiagotxo (Hostel a 650 mt)

Na encruzilhada do eremitério, continuamos à esquerda e cerca de meio quilômetro tomamos o caminho que sobe ao Santuário de Guadalupe. Eles têm 155 metros de altitude e pouco mais de um quilômetro. Deve ser dosado ao máximo, porque o palco é longo e legbreakers. Nas últimas rampas você pode ver a torre pontiaguda deste santuário que mantém a escultura policromada do santo padroeiro de Hondarribia. Acredita-se que vem da figura de proa de algum navio basco. Ao lado do templo há uma fonte (reza não adequada para o consumo) e atrás de um bar-restaurante. Também atrás, a uma curta distância do santuário e fora do itinerário, há uma fortaleza do ano de 1900 (Km 4,7).

Km 4,7. Santuário de Guadalupe (Bar-Restaurante)

A panorâmica é incrível, com uma vista imbatível da baía de Txingudi. Na outra margem, vemos Hendaya e em nossos Hondarribia e Irun. Ao lado do Santuário, pegamos uma pista ao lado da Casa da Floresta de Jaizkibel, nome da montanha que vamos fazer fronteira a partir de agora. Em suma, depois de algumas escadas, a estrada é dividida em um par de opções: uma para ‘escaladores’, mais espetacular que vai pelo topo e segue o GR-11 (links cerca de 3 km com o itinerário oficial) e o de os peregrinos de toda a vida. Nós retomamos a marcha para o último. A pista é confortável, espaçosa e cercada de coníferas e muitos castanheiros. Passamos por uma fonte camuflada com a inscrição Ano 1940 (Km 6.9) e logo a trilha desce.

Nesta seção podemos ver algumas pottokas, um pônei originalmente do País Basco. Se choveu a descida pode ser escorregadia e os ‘bicigrinos’ terão que manejar com cuidado as sucessivas curvas. Depois de um tempo cruzamos um passe canadense e viramos à direita em direção a Pasaia (Km 9.8). O perfil é um pouco um quebra-pernas por alguns quilômetros, onde vamos sortear outro passo canadense. Depois, a trilha desce por outros quilômetros através de uma bela floresta mista, ultrapassa a indicação de Pasaia Donibane de 3,4 km e atinge a GI-3440 (Km 14.2).

Tomamos a partir da frente, em ascensão, e a 150 metros depois do km 4, deixamos à esquerda. Neste ponto, o palco nos dá uma visão distorcida do farol e da entrada de Pasaia. A descida subseqüente forte faz um dente, a mochila empurra para frente mais do que deveria e solta e não mantém a inércia com o quadríceps, o que acabará doloroso. Entramos em Pasai Donibane pelo bairro de Larrabide e no lance de escadas encontramos o desvio para a esquerda em direção ao albergue de Santa Ana, para aqueles que desejam passar a noite aqui. O resto continua pela direita até as casas e o cais. Pasaia é dividida em quatro distritos: Pasai Donibane, Pasai San Pedro, Pasai Antxo e Trintxerpe.

Km 16.7. Pasai Donibane / Pasajes de San Juan (Albergue, Bares, Lojas, Ambulatório, Farmácia, Caixa)

Aqui pegamos uma pequena lancha por uma pequena taxa e economizamos os poucos metros que nos separam de Pasai San Pedro. Após o desembarque, vamos para a direita, pela rua Torreatze, e vamos margeando o estuário em direção ao mar e passando por um Centro Cultural Marítimo. Nós corremos em uma fileira de escadas que serão intermináveis ​​se começarmos com muita alegria. Sai para a estrada do Farol da Prata e 150 metros antes de chegar ao edifício nos voltamos para a esquerda por um caminho costeiro na direção de San Sebastián.

Km 18,9 Farol da Prata

Este lindo passeio pelo mar é bastante ondulante. Chegamos às ruínas de um antigo cano de água e em um canto escuro deixamos uma pequena área de piquenique. O caminho leva ao vizinho do Paseo de Ulía (Km 20,5).

Passamos ao lado do número 375, onde há uma comunidade que acolhe o peregrino e depois chegamos a um estacionamento. Aqui está o desvio para o albergue da juventude Ulia, que fica a 150 metros de distância. Eles não dão jantares e é bastante isolado da cidade. O Caminho desce através de um ambiente invejável para um ponto de vista espetacular sobre San Sebastián. Primeiro a praia de Zurriola e o Kursaal e depois da foz do Urumea você pode ver a praia de La Concha e Monte Igeldo. Nós ainda temos uma caminhada longa e bonita para o albergue. Após a curva panorâmica para a direita e descer acentuadamente para a rua Zemoria de San Sebastian (Km 23,4).

Cuidado com a sinalização na cidade, é fácil se perder. Continuamos pela direita ao longo da avenida de Navarra e seguimos para o passeio paralelo à praia de Zurriola. Há pouca perda. Passamos em frente ao Kursaal, atravessamos o rio Urumea e fazemos o mesmo com a Alameda del Boulevard (aqui é o Posto de Turismo). Em breve estamos ao lado da Prefeitura. Lembre-se que à direita é a cidade velha de San Sebastian, onde todos devem ter uma boa rodada de pintxos.

Km 24,8. San Sebastián (Câmara Municipal)

Continuamos em frente ao longo da famosa e interminável praia de La Concha. Depois do túnel sob o Palacio de Miramar, veremos na travessia de pedestres à esquerda algumas setas amarelas (no adesivo). Estes apontam para o albergue de peregrinos da Jakintza Ikastola, gerido pela Associação de Amigos do Caminho de Guipúzcoa e que abre durante os meses de Julho e Agosto. Os sinais estão ao lado de um escritório do Banco Popular e continuam em frente na rua Matia até o cruzamento com a rua Escolta Real.

O resto dos meses, se a nossa intenção é dormir na pousada da juventude La Sirena, devemos continuar em frente após o túnel e atravessar o trecho da praia de Ondarreta. Em seguida, vire à esquerda para continuar paralela à avenida Satrústegui e depois do hotel Ezeiza vire à esquerda para pegar o passeio de Igeldo. No número 25 é o albergue da juventude.

Km 27.6. San Sebastián (Albergue da juventude)

O monte Igeldo mostra suas mandíbulas no começo, mas é facilmente domado e recompensado com uma visão privilegiada de San Sebastian. O caminho jacobino continua através de Igeldo, entre áreas residenciais e aldeias e com o Golfo da Biscaia como pano de fundo. Um bom aquecimento para atravessar a cordilheira de Mendizorrotz, sinuosa e rica em lama e velhas estradas, e descer até a vila de pescadores de Orio, um marco do Caminho do Norte graças a Rosa Arruti, excelente embaixadora e pioneira em acolher peregrinos essas latitudes. Um último declive íngreme ao Talaimendi, com a fragrância de txakoli incluída, oferece outro quadro grande, desta vez de Zarautz e a sua praia infinita.

Itenerario:
Km 0. San Sebastián (Albergue da juventude)

O segundo dia do norte, mais leve que o inicial, começa na Marbil Street, aos pés do monte Igeldo. Do albergue de peregrinos não há perda, atravesse a avenida Zumalacarregui e atravesse a rua Pamplona ou Brunet paralela ao passeio de Igeldo. A partir do albergue La Sirena é ainda mais fácil, a 150 metros de profundidade e a rua Marbil é a primeira à esquerda. Estamos resolvendo a lacuna por meio de escadas, faixas de vizinhança e um caminho refrescante que morre ao lado do estacionamento, que cruzamos em direção ao Hotel Leku Eder.

Km 1.4. Monte Igeldo (Hotel. Pensões)

Continuamos ao longo do acostamento da estrada, enquanto desfrutamos de vistas imbatíveis do Golfo da Biscaia e do farol de Igeldo, em meados do século XIX. No desvio para o estacionamento Buenavista saímos da estrada e entramos na rua Amezti em Igeldo, um município independente desde dezembro de 2013. No número 24, a parada é obrigatória. O peregrino José María Soroa divide um par de cadeiras, algumas garrafas de água, um selo para a informação credencial e prática na porta de sua casa. Ele espirrou! Algumas mudanças de direção nos colocam na rua Camino de Marabieta (Km 2.7). Esta prefeitura se expande na forma de pequenas urbanizações e aldeias e conforta a mistura entre hortênsias, árvores frutíferas e laticínios com o mar ao fundo. A rota através de Igeldo continua ao longo dos caminhos de Arritxulo (Km 4.3) e Buztintxuri.

Km 5.4. Igeldo-Camino Buztintxuri (Bar-Grill)

Passamos por um Grill e depois entramos em um caminho abrigado propenso a ficar lamacento (Km 6.6). Depois de um trecho de estrada e um pouco de riacho, você sai em um caminho aberto que sobe a encosta norte de Mendizorrotz. O itinerário jacobino segue por 450 metros e depois será separado e continuará em frente ao longo de um caminho arborizado. Chegamos assim ao lado de uma aldeola e pegamos o asfalto rapidamente (Km 9,1) para contornar uma vigia e finalmente sair para a estrada.

Depois da casa de fazenda de Munioetazar (Km 10.1), Equador do palco, nós deixamos a estrada em uma curva e descemos cabeça em outro caminho (um sinal indica 787 quilômetros para Santiago). Tomando cuidado para não escorregar se chovesse, encontramos uma fonte e descemos sem um quarto para o túnel da A-8 (Km 12,5).

Um forte declive perturba a chegada ao eremitério de San Martín de Tours, renovado no século XVI, e a parede em ruínas da casa dos empregados encarregados de sua manutenção. A 300 metros mais abaixo, à esquerda, no sopé do Caminho, fica o albergue de peregrinos Rosa Arruti, uma grande hospitalera e um dos pioneiros na acolhida de peregrinos no Caminho do Norte. Acessamos a rua principal de Orio, com vários edifícios interessantes do século XVI e um Centro de Interpretação do Caminho, e passamos por baixo da varanda que liga uma casa à robusta igreja paroquial de San Nicolás de Bari. Descemos ao centro de Orio.

Km 14. Orio

Vire à esquerda e atravesse o rio sobre a ponte em direção a Zarautz. Nós contornamos isto ao pé do N-634, outro dos companheiros de nossa viagem e nós desviamos à direita para Txurruka e Porto. Uma estrada nos leva sob um dos incríveis viadutos do A-8 e do Albergue da Juventude Txurruka (Km 16.1).

Logo após o albergue, pegamos à esquerda a larga faixa pavimentada que sobe entre os vinhedos de txakoli, um vinho branco típico desta região, até Talaimendi e o Gran Camping Zarautz. Nas instalações eles adaptaram um espaço para os peregrinos, embora esteja na parte superior de uma garagem e digamos que é melhor verificar antes de ficar. (Km 17.4)

Neste ponto do estágio esta última subida fez um dente e nosso grande consolo é que daqui até o fim você apenas tem que deixar ir. Descemos ao longo da estrada com uma excelente visão de Zarautz, o campo de golfe e, ao fundo, Getaria e seu rato. Mais tarde, uma estrada ao lado do ombro direito nos deixa na entrada da cidade. Aqui é o Zarautz Hostel. O albergue da juventude fica no outro extremo de Zarautz e o albergue de peregrinos, aberto apenas durante o verão, está localizado na rua Zumalacárregui, também perto da entrada. Para chegar à rua principal, com algumas pensões e albergues, você tem que continuar ao longo da avenida de Navarra por um quilômetro e virar à esquerda em qualquer uma das ruas que levam à parte antiga.